Onboarding: A Importância de integrar o colaborador aos valores da organização
Onboarding: A Importância de integrar o colaborador aos valores da organização

Se você acompanha nossos artigos semanais, deve saber como já frisamos em diversas instâncias a importância de alinhar os interesses, metas e desejos dos colaboradores com os valores da empresa e sua cultura organizacional.

Contudo, ainda não abordamos um assunto bastante relevante dentro desse mesmo contexto: o Onboarding.

Mas do que se trata o onboarding? Qual a sua importância? Quais vantagens oferece? São justamente essas perguntas que vamos tentar responder no artigo de hoje.

Confira!

O que é o Onboarding?

Onboarding, do inglês “trazer a bordo”, é o processo de integrar um novo colaborador à equipe, nas mais diversas facetas: cultura organizacional, processos operacionais, relacionamentos interpessoais.

Seu objetivo, em poucas palavras, é garantir a adaptação rápida e eficaz do novo colaborador ao seu cargo, âmbito de trabalho e colegas – além de assegurar a retenção de talentos.

No geral, esse processo se dá logo após a contratação – afinal, além de ser o momento mais propício para o Onboarding, é também o mais proveitoso.

Quais as vantagens do Onboarding?

O Onboarding se trata de um processo importante e delicado, cuja execução adequada requer pleno engajamento do setor de Recursos Humanos.

Contudo, sua importância supera largamente as possíveis dificuldades decorrentes de sua implementação.

Isso ocorre principalmente em decorrência do alinhamento entre as metas do colaborador e da empresa, bem como através da integração do mesmo à cultura organizacional da instituição.

Ainda assim, dentre as principais vantagens que o Onboarding oferece, destaca-se em primeiro lugar a retenção de talentos – afinal, um colaborador bem adaptado tende a ter experiências mais positivas dentro da empresa.

Contudo, outras grandes vantagens não ficam muito para trás, como, por exemplo: melhora no desempenho, alinhamento com a cultura e valores da empresa, redução do turnover, e assim por diante.

Como aplicar o Onboarding de maneira eficiente?

Sabendo de sua grande importância, resta apenas implementar as práticas do Onboarding dentro da empresa. Assim, é bastante importante que se definam quais são as melhores práticas para aplicar o Onboarding.

Por isso, separamos uma pequena lista de dicas e passos que você pode tomar para aplicar o Onboarding da maneira mais ágil e eficaz possível. Vamos lá!

  • Seja claro, conciso e atencioso – procure abordar toda a informação necessária para que o colaborador se adapte ao novo ambiente de trabalho logo no primeiro dia, tomando o tempo necessário para transmitir a informação com clareza e nitidez;
  • Apresente o novo colaborador ao resto da equipe; afinal, uma boa parte da integração à empresa se dá através dos relacionamentos entre os colaboradores – que podem influenciar tremendamente a atmosfera do ambiente de trabalho;
  • Transmita a cultura e rotina da empresa ao novo colaborador, procurando de fato fazer desse processo de “Onboarding” um momento de verdadeiramente trazer o colaborador pra dentro do mesmo barco do resto da organização;
  • Reavalie e acompanhe o processo de integração do colaborador periodicamente – procure estabelecer marcos após a primeira semana, primeiro mês, 90 dias e assim por diante.
Outros