Educação digital

Como se aproximar mais das tecnologias pode ajudar a sua empresa


No passado, o desenvolvimento tecnológico que a humanidade conseguia alcançar andava a um ritmo lento, tendo grandes revelações e descobertas a cada ano ou a cada dois anos. Com o advento da informática e as tecnologias da informação, a revolução do computador na década de 80 trouxe um desenvolvimento de novas ideias e tecnologias num ritmo muito mais acelerado. Hoje não nos surpreendemos mais com novas descobertas e inovações, que parecem surgir a cada dia. Mas, precisamos lembrar que nem sempre o nosso ritmo de aprendizagem segue o ritmo da inovação, e isso pode ser um problema.
Por isso, tanto no campo acadêmico como no campo corporativo e industrial, uma nova onda têm surgido, a Educação Digital, também conhecida como E-Learning, que vem com o objetivo de integrar novas tecnologias e ferramentas digitais no cotidiano dos alunos e colaboradores. A importância de se integrar novas tecnologias no ambiente corporativo tem se mostrado cada vez mais urgente e presente, já que diversos canais de comunicação entre empresas, distribuidoras e, principalmente, entre clientes, têm sido migrados para ambientes e plataformas digitais, enquanto um número de outros tipos de serviços e procedimentos presentes no dia a dia de uma empresa também já contam com uma gama de ferramentas digitais que podem facilitar, acelerar e tornar mais eficiente qualquer tipo de função e trabalho presente nas organizações.
A Educação Digital também tem seu espaço no campo acadêmico, que agora procura formar futuros profissionais em sistemas e ferramentas digitais para que já estejam inseridos e integrados a suas novas funções e preparados para as novas demandas que um mercado mais tecnológico acaba requisitando. Além de inserir e acostumar os colaboradores com interfaces digitais para o cumprimento de suas funções, a Educação Digital também pode incentivar outros campos de aprendizagem, melhorando a velocidade de raciocínio lógico e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e da procura por mais conhecimento e auto aperfeiçoamento, já que a velocidade e o acesso a informação no mundo da internet agora anda a uma velocidade nunca antes vista, e portanto, o acesso a conhecimentos e especializações profissionalizantes que sejam do interesse do colaborador se torna mais direto e facilitado.
A integração de tecnologias dentro da organização da empresa, entre setores, entre a gestão, e entre equipes de colaboradores também pode automatizar e tornar mais eficiente o processo produtivo de qualquer negócio, já que a velocidade das novas tecnologias e as fáceis e intuitivas interfaces de comunicação auxiliam no contato imediato e na troca de informação pertinente ao trabalho e a melhor execução possível de qualquer função. Uma boa integração tecnológica também pode impactar na análise de desempenho dos colaboradores pelas equipes de RH, facilitando a retenção de talentos, a procura por novas temáticas de treinamento e especialização, e aumentando o engajamento entre as diferentes equipes e setores produtivos.
Logo, se torna uma prioridade o treinamento e preparo das equipes em Educação Digital, já que nenhuma empresa atualmente consegue seguir e acompanhar seu setor sem inserir em seu processo as tecnologias e ferramentas digitais que pode facilitar o trabalho e atuar no desenvolvimento, não só profissional, mas educacional e cognitivo de seus colaboradores.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.