As principais competências e atribuições desse profissional


Dentro do setor de produção industrial nos dias de hoje, manter o funcionamento das máquinas, a manutenção necessária, e o processo de produção rápido, seguro e eficiente é necessário não apenas para manter a produtividade e o lucro, mas também para manter o ambiente de trabalho seguro e bem estruturado. São nessas situações que o auxiliar de produção entra para atuar, mas quais são exatamente suas funções, e quais as habilidades e competências necessárias para se tornar um profissional desse ramo?
Em primeiro lugar, vamos passar pela formação necessária para se tornar um auxiliar de produção e para enriquecer o currículo de qualquer candidato que planeja pleitear uma vaga para essa profissão. Em termos gerais, para a maior parte das vagas, um auxiliar de produção que entra no mercado de trabalho necessita, prioritariamente, possuir um ensino básico completo, com um diploma do ensino médio. Porém, existem diversos cursos profissionalizantes que podem engrandecer o currículo de qualquer candidato para auxiliar de produção, e os mais procurados são cursos técnicos nas áreas de elétrica e eletrônicos; mecânica e mecatrônica; e automação industrial. Por fim, um curso superior também pode elevar a qualidade do candidato e abrir portas para futuras promoções e para o crescimento no mercado de trabalho, sendo os cursos de engenharia de produção, administração e gestão de produção mais relacionados a área.
Ao entrar no mercado de trabalho, um candidato a auxiliar de produção vai encontrar maior procura em setores industriais, mais relacionados a produção em fábricas, metalúrgicas, setor automotivo, setor de vestuário, indústrias de bens de consumo e produção, entre outras, pois sua atuação pode auxiliar a manter a linha de produção em movimento e em controle, seja qual for a produção industrial que procura exercer. Porém, vale lembrar que diferentes empresas e setores industriais podem requerer níveis de especialização diferentes, como trabalhos mais voltados para mecânica e manipulação de maquinário pesado em fábricas de automóveis, por exemplo.
A atuação profissional de um auxiliar de produção se encontra em toda a linha de produção, e pode ir desde manter o abastecimento de matérias primas e recursos necessários na produção industrial; manter o equipamento e maquinário em manutenção, limpo e seguro para uso pelos colaboradores; operar e coordenar a manipulação de maquinário na linha de produção; atuar no controle de qualidade do que é produzido pela linha e fazer as intervenções necessárias junto da equipe de produção; e, acima de tudo, estabelecer e manter um processo eficiente para a linha de produção, desde o recebimento da matéria prima até o empacotamento de distribuição do produto final, de maneira que vise igualmente a segurança dos outros colaboradores e a produtividade da linha.
Para exercer todas essas funções de maneira correta, segura e eficiente, um auxiliar de produção precisa ter atenção aos detalhes na linha para que se possa identificar os ambientes e processos que requerem maior atenção, além de, também, manter um bom relacionamento com as outras equipes de colaboradores presentes na linha de produção, de maneira que o processo todo seja organizado e de que todos tenham noção clara de suas atribuições dentro do processo produtivo e de que mantenham uma linha de comunicação entre as equipes envolvidas.
Qualquer indústria que procura estabelecer métodos de produção eficientes, que levem ao sucesso e a produtividade, deve focar na contratação e treinamento de auxiliares de produção de qualidade e profissionalismo, pois estes profissionais que estão envolvidos diretamente com o processo, e são parte da alma da empresa.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.