Pintura Industrial

Descubra o que é preciso aprender para exercer essa função em ascensão!

Com o mercado de trabalho ganhando uma força e expansão renovada, agora ao sair da crise econômica e da baixa demanda causada pela pandemia do COVID-19, muitos ofícios relacionados ao setor industrial estão apresentando um aumento em demanda. Vamos analisar as competências e habilidades necessárias para um desses setores hoje, o setor de Pintura Industrial.


O que é Pintura Industrial?

Dentro de diversos ramos de produção industrial, seja trabalhos metalúrgicos, mecânicos, automotivos, indo até os setores navais e civis, a necessidade de pintores profissionais é grande, porém vai além do que se espera e se cobra de um pintor convencional. Nesses setores, muitas vezes são usados materiais não convencionais, desde ligas metálicas até fibras de carbono, e muitas vezes os materiais criados são esperados a aguentar condições extremas de temperatura e pressão. Logo, todo o processo necessário para se aplicar uma camada de tinta nessas produções é muito diferente e específico para cada caso, já que cada indústria possuí uma necessidade e condição única de material e função. A Pintura Industrial, portanto, vai além de só aplicar uma camada de tinta qualquer, e de qualquer maneira com qualquer ferramenta, em materiais e produções industriais, pois requer um conhecimento especializado sobre as melhores técnicas de manuseio e preparação, os melhores equipamentos necessários para uma aplicação de sucesso, e as melhores tintas e compostos químicos que permitiriam a pintura de materiais não convencionais.

Quais as competências necessárias para se tornar um Pintor Industrial?

Como já dissemos, em seus métodos, equipamentos e condições de trabalho, a Pintura Industrial se difere de trabalhos e ofícios de um pintor convencional pois requer competências e habilidades mais especializadas. Um pintor industrial, além da ação de aplicação direta da tinta nas superfícies requisitadas, também é exigido a ter um conhecimento especializado das tintas que podem ou não ser utilizadas em sua função, e, portanto, saber qual tinta ou composto químico deve ser escolhido para a aplicação em materiais específicos e para quais necessidades específicas se espera que esse material cumpra. Também é necessário se atualizar na utilização dos melhores e mais avançados métodos e equipamentos de pintura, sendo que cada tipo de pintura pode requer uma técnica e uma ferramenta específica para uma aplicação de tinta aceitável. Por fim, toda a preparação, tratamento e limpeza da superfície e das tintas e substâncias a serem usados fica a encargo do pintor industrial, que deve saber qual melhor método para manusear e preparar seu material de trabalho.
Todas essas funções e requerimentos podem até ser adquiridos por experiência em setores de pintura, seja como pintor ou como profissional assistente, testadas e confirmadas a partir de um certificado de competência profissional. Porém, a procura de cursos profissionalizantes e de qualificação na área se torna um grande diferencial para abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Exatamente por sua complexidade de conhecimentos em métodos de aplicação, materiais e técnicas específicas, tipos de tintas e substâncias químicas, e pela rápida inovação de ferramentas e equipamentos da área, um pintor industrial que se mostra aberto para aprender, para se especializar, e antenado com as novidades de seu ofício, possui muitas chances de se tornar um profissional excepcional em sua área de atuação.

A Pintura Industrial é uma área com grandes perspectivas, portanto, se aproveite disso estando sempre alerta as vagas do mercado e oportunidades de cursos profissionalizantes.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.