O sucesso também depende de organização e boa administração de recursos, descubra como.

Toda organização funciona diariamente consumindo diversos tipos de materiais internos, desde clipes de papel até produtos de limpeza. Muitas empresas também atuam na confecção e finalização de produtos, logo criando uma necessidade constante de matéria-prima e equipamento técnico. Enfim, tudo que é utilizado pelos colaboradores no dia a dia de qualquer negócio deve ser organizado, contabilizado, reposto e mantido em boas condições. O profissional que cuida disso é o almoxarife, e seu papel é essencial em qualquer história de sucesso.

O que faz um Almoxarife?

Como citamos acima, toda organização passa diariamente pela necessidade de utilizar, consumir, manter e contabilizar diversos produtos, materiais e equipamentos em seu funcionamento interno. É a área de almoxarifado que fica encarregada de organizar toda esta movimentação.

Revisar e registrar toda a necessidade interna de materiais para uma boa fluidez de trabalho e produtividade dentro da organização é um primeiro passo para que o almoxarife tenha noção das demandas diárias que devem ser supridas. A partir daí, novos pedidos, recebimento e contabilização de custos em produtos se torna uma de suas principais funções, além, é claro, da organização do inventário da empresa, para que nenhuma produção seja interrompida por falta de material.

Em soma a controlar a entrada e saída de suprimentos, o almoxarife também deve controlar os gastos de sua área de gestão, emitindo notas fiscais e procurando fornecedores que mantenham a qualidade e o custo-benefício de seus equipamentos e materiais requisitados.

Por fim, a segurança na utilização de qualquer equipamento mais específico para a produção diária de uma empresa é prioridade em qualquer ambiente de trabalho, portanto manter contato sempre com a área de manutenção, além de registrar qualquer mal-uso ou quebra de equipamento, é função padrão de uma boa e atenciosa equipe de almoxarifado.

O que é preciso para ser um bom Almoxarife?

Não é qualquer um que consegue demonstrar um bom desempenho em uma área tão vital para a atividade diária de qualquer organização. Aqui estão, em termos gerais, algumas das principais qualidades e competências de um almoxarife, em algumas palavras-chave.

  • Organização: nem precisa ser explicitado o quão importante uma boa noção de organização é para a área de almoxarifado. Tudo o que a organização precisa e o que já tem deve estar sempre na mente do almoxarife;
  • Antecipação: não é apenas saber das necessidades atuais da empresa, mas também conseguir prever e já se prevenir para possíveis e eventuais novas necessidades, faltas e emergências que possam ser evitadas ou antecipadas por uma boa logística e rigor em organização;
  • Descrição: uma coisa é saber, outra é saber falar a respeito. Isso se encaixa nas funções de um almoxarife ao ter a necessidade de registrar todas as necessidades internas de produtos e materiais em uma organização, produzindo relatórios, emitindo notas fiscais e montando planilhas e gráficos que demonstrem a distribuição e utilização interna de equipamentos. Conhecimento em softwares de organização, portanto, muito necessário;
  • Atenção: o ambiente de trabalho é dinâmico e tudo pode acontecer, seja previsto ou não. A atenção e proatividade para que se possa reagir a qualquer nova necessidade da organização é vital para um desempenho impecável;
  • Educação: por fim, quanto mais estudo melhor. Existem diversos cursos técnicos e profissionalizantes em áreas de almoxarife, que também podem abranger desde uma atuação em escritórios e lojas até grandes indústrias e montadoras. Se especializar para a sua função é pensar no futuro e no bom procedimento de seu ofício. Para ir um passo a mais, o curso superior de Logística é uma ótima ferramenta para a atuação em almoxarifado.

O sucesso de qualquer negócio depende de um bom funcionamento de todas suas partes, e o almoxarife lida diariamente com o bom funcionamento interno de empresas todos os dias. Não se esqueçam dessas competências ao contemplar esta área importantíssima!