Avaliação de Desempenho: Por que é importante?
Avaliação de Desempenho: Por que é importante?

Aprenda como utilizar uma das melhores ferramentas em gestão de pessoas para medição de performance de seus colaboradores.

Para o sucesso de uma boa ideia em negócios, um empreendedor deve saber utilizar da melhor forma possível seus recursos disponíveis. Um destes recursos, sem dúvida, são os recursos humanos, e uma boa gestão de colaboradores pode definir o futuro de um projeto. Para melhor compreender e gerir as competências e ações de seus colaboradores, a área de gestão de pessoas possui esta ferramenta vital para o funcionamento sadio de uma empresa de sucesso: a avaliação de desempenho.

O que é a Avaliação de Desempenho?

As avaliações de desempenho (porque temos diversos tipos) são métodos utilizados pela área de gestão de pessoas para medir uma gama de fatores relacionados a um colaborador ou a uma equipe de colaboradores dentro de uma empresa. O profissional que aplica uma avaliação de desempenho procura sempre entender as principais questões que cercam a atuação do colaborador ou equipe dentro de sua função, e apresentar alternativas ou intervenções que venham a melhorar os diversos aspectos da atividade do colaborador ou sua equipe. Dentre os fatores que são medidos em uma avaliação de desempenho podemos encontrar:

  1. Competências do colaborador;
  2. Performance em sua função;
  3. Expectativas para o futuro;
  4. Comportamentos no ambiente de trabalho;
  5. Qualidade dos processos de seleção.

Para que serve a Avaliação de Desempenho?

Uma boa avaliação de desempenho, analisada por um profissional qualificado, pode trazer inúmeros benefícios para o bom desenvolvimento e estruturação de um negócio. Com todas as informações colhidas pela avaliação, a área de gestão de pessoas pode identificar pontos de melhoria na atuação dos colaboradores e em sua relação com a empresa. As melhorias na atividade que podem ser aplicadas ao analisarmos os resultados de uma avaliação de desempenho podem fazer uma grande diferença na realização de projetos e nas diligências presentes em um negócio.

Além das possíveis melhorias, uma avaliação de desempenho também fortalece os laços de comunicação entre a gestão e seus colaboradores, proporcionando maior dinamismo e melhores métodos de organização dentro do ambiente de trabalho. Por fim, uma avaliação de desempenho também pode descobrir valiosas competências e habilidades antes desconhecidas em seus colaboradores, o que pode abrir novos caminhos na melhor utilização de seus recursos humanos.

Quais os tipos de Avaliação de Desempenho?

Diversas são as vantagens e os benefícios de uma boa aplicação de uma avaliação de desempenho, e diversos também são os tipos de avaliações disponíveis para um empreendedor aplicar em seu negócio. Cada tipo de avaliação constrói uma relação e um canal de comunicação diferente com seus colaboradores, trazendo diferentes abordagens e métodos para alcançar seus objetivos.

  1. Avaliação Direta: a mais comum, mais simples e, como o nome diz, mais direta. Neste tipo de avaliação, o gestor e o profissionais de gestão de pessoas analisam diretamente os colaboradores, trazendo medidas de seu desempenho e fortalecendo a comunicação com a gestão.
  2. Autoavaliação: um método onde o próprio colaborador define suas funções, seu desempenho, suas expectativas e seus pontos fortes ou fracos. Esta abordagem valoriza a autodeterminação do colaborador em seu ambiente de atividade, e pode trazer grandes benefícios para entender o trabalho conjunto se aplicada a uma equipe de colaboradores.
  3. Avaliação 180º: neste tipo de avaliação de desempenho, tanto gestor quanto colaborador são avaliados, um pelo outro, abrindo um canal de comunicação direto onde uma melhor compreensão de expectativas, projetos e comportamentos no ambiente de trabalho pode ser alcançada.
  4. Avaliação 360º: além de todos os benefícios da avaliação 180º, esta metodologia também envolve outros campos presentes no cotidiano da empresa, desde fornecedores a clientes, para trazer uma experiência mais completa do desempenho e das possíveis melhorias que podem ser aplicadas na atividade do dia a dia.
  5. Avaliação por Competências: com o objetivo de compreender exatamente as atitudes, habilidades e conhecimentos dos colaboradores, este formato de avaliação procura descobrir novos meios e espaços para melhor aplicar as experiências e domínios de cada colaborador, ao mesmo tempo em que estabelece em quais pontos serão necessárias metodologias de fortalecimento e ensino.
  6. Escala Gráfica: uma das avaliações com melhores recursos de visualização e compreensão dos dados, uma escala gráfica é montada para medir, a partir da construção de gráficos, variáveis presentes na atividade cotidiana da empresa, desde desempenho até atitudes e comunicação, em relação aos resultados dos colaboradores, que podem ser colhidos por meio de questionários ou até entrevistas.

Com numerosos benefícios a uma boa gestão, e uma plena compreensão dos recursos humanos disponíveis, a aplicação de uma avaliação de desempenho, sem dúvida, é uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa e a realização de seus projetos futuros da melhor maneira possível.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.