Há mais vagas de tecnologia do que pessoas formadas para atender à demanda. Até 2025, espera-se que o mercado brasileiro precise de mais 797 mil profissionais da área, apontam os dados do levantamento feito pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais).

Pensando na alta procura e no impulsionamento de carreira dos jovens vindos da rede pública de ensino, de 2020 a 2022, o Google.org, instituição filantrópica do Google, apoiou a JA Brasil (Junior Achievement, uma das maiores organizações mundiais incentivadoras de jovens), no programa de capacitação TECH.JÁ. O BID Lab, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, também integra a parceria.

Como apoiadores do programa, oferecemos bolsas gratuitas em nosso certificado profissional de Suporte em TI a jovens de 18 a 29 anos de várias regiões do país. Para conseguir os certificados do Google e da JA Brasil, os selecionados tiveram de se dedicar aos estudos por quatro horas diárias, cinco vezes na semana, durante cinco meses.

Além do conhecimento técnico dos 5 módulos ensinados pelo Google (Fundamentos do Suporte Técnico, Estrutura e Funcionamento das Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Segurança de TI e Administração de Sistemas e Serviços de Infraestrutura de TI), a formação também incluía o ensino de habilidades socioemocionais, ou soft skills, que ajudam na preparação do currículo e entrevistas de emprego.

Não ter concluído uma graduação antes de participar do treinamento também foi um dos critérios de seleção. Além disso, eles devem se enquadrar no status “nem nem”, isto é, nem estudam, nem trabalham. Por ser uma formação de nível iniciante, as pessoas interessadas não precisaram demonstrar conhecimentos técnicos para se inscreverem.

Trilhando uma carreira do zero

Aos 22 anos, Evely Silva, moradora de Olinda, Pernambuco, trabalha atualmente como estagiária de front-end em uma empresa de tecnologia e é estudante de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Antes do curso de tecnologia do Google, essa trilha de carreira tech ainda era só uma curiosidade na vida da estudante.

Evely participou da edição de 2021 e diz ter conhecido o curso por um anúncio em nossa plataforma. Ela explica que, para ela, o começo do treinamento foi “bem estranho”. “Não tinha conhecimento em nada da área e nem sequer a prática de usar um computador.”

No entanto, Evely destaca que o curso ajudou a fornecer os fundamentos para entrar na área e, aos poucos, ela foi aprendendo mais e se sentindo confiante. “O conhecimento técnico foi muito desafiador, mas a sensação de quando você entendia era de uma autosatisfação sem limites.”

Caixa de texto com foto da Evely Silva, de Olinda, Pernambuco, e o comentário dela sobre o programa em destaque.

Somando técnica com habilidades socioemocionais

Também da turma de 2021, o participante Murilo Feitosa, de São Paulo, capital, conta que já tinha conhecimentos básicos sobre computadores e que ficou sabendo do curso por uma reportagem que leu no Google Notícias.

A formação tecnológica chamou a atenção do jovem que, desde pequeno, gostava de mexer com hardware. “Como meus pais não tinham condições financeiras para me dar um computador novo, ao longo de cinco anos fui pedindo peças como presente em datas comemorativas até que, enfim, pude montar meu primeiro computador pessoal.”

Ele destaca a importância de ter aprendido para além da parte técnica, já que o programa inclui disciplinas de habilidades socioemocionais. “Eu me surpreendi com as aulas relacionadas a soft skills e como elas melhoraram minhas interações sociais, o que impactou fortemente o meu desempenho em entrevistas de emprego.”

Agora, aos 19 anos, Murilo estuda Sistemas de Informação, trabalha como Analista Desenvolvedor Júnior em uma empresa de tecnologia e afirma que a experiência no curso de Suporte em TI do Google foi importante para mostrar os caminhos da área e direcionar sua carreira.

Caixa de texto com a foto do Murilo Feitosa, de São Paulo, e um comentário dele sobre o programa em destaque.

Metodologia e troca com professores e colegas

Moradora de Foz do Iguaçu, Paraná, a participante Larissa Cavalheiro, de 19 anos, trabalha atualmente como aprendiz de TI em uma empresa do ramo hoteleiro. Ela soube do curso por um anúncio na internet e também fez parte da turma de 2021.

Ela acredita que o curso foi “de fácil entendimento” mesmo sem possuir conhecimentos anteriores na área. A participante destaca alguns benefícios da certificação: “Gostei da metodologia usada, de conhecer pessoas de lugares diferentes e de como a área de TI é extensa e tem muitas possibilidades.”

Larissa, que atualmente faz faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, comenta a importância da experiência para a carreira que escolheu fazer: “(o curso) te dá uma boa introdução e direção sobre como prosseguir”.

Caixa de texto com foto da Larissa Carvalho, de Foz do Iguaçu, Paraná, e um comentário dela sobre o programa.

Ajudando a formar profissionais de tecnologia

certificado profissional de Suporte em TI, oferecido 100% online e legendado em português, está disponível na plataforma de ensino à distância Coursera desde 2019.

Em 2022, passamos a oferecer mais três cursos na Coursera, totalmente legendados para o português e 100% online. São eles: Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.

As Certificações Profissionais do Google fazem parte do Cresça com o Google, projeto que agrega produtos, plataformas e serviços para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem no mercado profissional.

Desde o lançamento do programa no Brasil, 89% dos participantes reportaram algum tipo de impacto positivo em suas carreiras, como aumento salarial e promoção em até 6 meses após a conclusão. Além disso, 46% reportaram ter conseguido mudar de carreira, com um novo emprego, também em até 6 meses.

Fonte: Blog Google

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