As principais competências e atribuições de um atendente de loja.


Todos sabem da importância de uma boa primeira impressão, seja em relações profissionais, pessoais ou até amorosas, as primeiras opiniões que formamos ao entrarmos em contato com algo novo sempre são muito marcantes. E para diversas empresas e setores de negócios, principalmente vinculados ao comércio e atendimento ao cliente, o setor de vendas e de atendentes de lojas são, na maior parte das vezes, a primeira impressão que um potencial cliente pode ter de uma empresa. Logo, os profissionais que atuam nesse setor são essenciais, não só para todo o processo de atendimento, mas também para fortalecer o relacionamento entre o público e os serviços prestados. Então fica a pergunta, o que é preciso para ser um ótimo atendente de loja?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que faz um atendente de loja, para depois compreendermos como os requisitos principais se encaixam em suas atribuições e funções. Dependendo do tipo de organização em que você vai exercer o ofício de atendente, seus deveres e incumbências podem variar, principalmente de acordo com o tipo de serviço ou produto que a empresa oferece ao público. Porém, o essencial em qualquer atuação como atendente de loja é o contato direto entre o negócio e o cliente, e as responsabilidades presentes neste contato podem ser diversas. Geralmente, espera-se que um atendente de loja lide com o atendimento direto com o cliente, que pode ser relacionado à finalização das vendas, ao registro de reclamações e sugestões, ao suporte em dúvidas e obstáculos que possam surgir para o cliente, a expedição dos serviços realizados, entre várias outras funções que regulam este contato direto.
Já falando sobre o que é demandado deste profissional, ao revisarmos os requisitos educacionais necessários em qualquer currículo que procure pleitear uma vaga de atendente de loja, vemos que a formação requerida se estende a ter o ensino médio completo. Porém, existe uma gama de cursos profissionalizantes focados em Vendas e Atendimento ao Público que podem enriquecer um currículo e um candidato com excelentes referências para prover uma experiência especializada e que possa ressaltar sua atuação na empresa escolhida. Esses cursos vêm em formatos diversos, com acompanhamentos online ou presenciais, e até fornecendo qualificações em nível técnico, o que pode provar um grande diferencial no crescimento dentro da empresa e em novas oportunidades de atuação na área de atendimento. Mas, além das formações formais, existem diversas competências e habilidades que podem ser treinadas para favorecer o seu trabalho.
O fundamental, a princípio, é desenvolver suas habilidades interpessoais, portanto pontos como a comunicação clara e didática, a percepção de inteligência emocional como a empatia, a capacidade de elaborar em negociações e intermediações, e promover sempre uma postura de confiança e segurança em suas decisões e posicionamentos pode construir uma ótima relação, não apenas entre os clientes, mas também entre outros colaboradores e a gestão. Manter a calma sob situações de pressão e stress também é algo bastante requisitado para o ambiente de atendimento ao cliente, já que muitas vezes será necessário receber com cortesia e profissionalismo clientes que podem estar tendo problemas ou que sofreram algum tipo de revés com o serviço prestado pela organização.
Vale ressaltar, muitos atendentes de loja acabam sendo a primeira impressão de relacionamento entre o cliente e a empresa, assim sendo profissionais de qualidade têm se tornado cada vez mais importantes e requisitados no mercado de trabalho. Tenha sempre em foco as informações aqui presentes para se tornar um valoroso atendente.

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