Analista de RH: Requisitos e competências

Quais os principais requisitos e competências de um analista de recursos humanos?


Uma equipe de colaboradores bem selecionados, instruídos, adaptados, e em sinergia com seu ambiente de trabalho e seus colegas, faz toda a diferença no sucesso de uma empresa e de uma boa ideia de negócio. E em relação a criar todo esse ambiente entre os colaboradores, o profissional de RH atua de maneira central, tanto na gestão de pessoas quanto na promoção de uma cultura empresarial mais eficiente e bem dirigida. O analista de RH é um desses profissionais, mas o que exatamente são suas funções e quais os principais requisitos para ocupar essa vaga?
Um analista de RH trabalha, em primeiro lugar, em função da área de gestão de pessoas e da organização, sistematização e utilização de dados, relatórios, todo tipo de informação proveniente de sua empresa que possa definir e traçar objetivos para a melhor análise das situações que concernem as necessidades da organização e de soluções e intervenções que tragam mais benefícios. Portanto, sua atuação mistura bastante modelos de trabalho em comunicação interpessoal e análise de dados, tendo como principal diferença o fato de que suas mediações e interposições serão relacionadas diretamente com os recursos humanos de sua empresa, ou seja, com seus colaboradores.
Este acompanhamento ao colaborador começa desde o período de seleção, onde é uma das funções do analista de RH considerar as maiores carências da organização em questão de pessoal e direcionar o processo de triagem e recrutamento de novos colaboradores entre potenciais candidatos. Mesmo após o período de contratação, o analista de RH ainda pode permanecer em contato e acompanhamento das funções e da qualidade do exercício de trabalho das outras áreas de sua organização, tendo como encargo, também, o trabalho de organizar processos de capacitação, treinamento, e especialização de habilidades e competências entre os colaboradores da empresa, sempre visando um aproveitamento mais eficiente da força de trabalho dentro das equipes e dentro de suas designadas funções.
Existem diversas áreas profissionalizantes que podem capacitar um candidato a exercer as atribuições de um analista de RH, sendo as principais os cursos superiores de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, apesar de que diversos profissionais formados também em Psicologia acabam seguindo a área de RH, já que este curso também possui um enfoque grande no desenvolvimento de funcionalidades e incumbências dentro da área de comunicação interpessoal. Diversos outros estudos e capacitações também podem fortalecer e enriquecer um currículo de um candidato a analista de RH, como cursos de tecnólogos em administração e gestão de pessoas, que também facilitam a entrada na área e em outros cursos superiores.
Por fim, no que diz a habilidades e competências, um analista de RH deve ter, como dissemos anteriormente, uma boa comunicação interpessoal e possuir noções de uma visão analítica, que permita melhor identificar e analisar seus pontos de atuação dentro dos recursos humanos em sua organização. Estabelecer um bom relacionamento em canais de comunicação com outras áreas de colaboradores e de gestores também facilita suas atribuições e a realização de suas tarefas, já que estes canais possivelmente serão utilizados em um nível diário. Em outras questões, definir uma cultura de trabalho de proatividade e um entendimento do negócio em larga escala auxilia o desenvolvimento de soluções inteligentes e eficientes para seu trabalho.
Vital em suas funções para uma melhor gestão do pessoal, as vagas de analista de RH se tornam cada vez mais proeminentes e importantes em empresas ao redor do mundo, portanto fique sempre atento aos principais requisitos e competências do cargo.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.