Auxiliar de Logística: Funções e pré-requisitos

Entenda as funções, a formação e os requisitos de um auxiliar de logística.


Uma boa organização e um planejamento cuidadoso são conceitos chave para o sucesso de qualquer ideia de negócio, e na base desses conceitos estão os profissionais de logística. Seja na área de indústria, comércio, distribuição ou transporte, os auxiliares de logística podem fazer uma grande diferença em termos de estruturação e ordenação de recursos e projetos logísticos da empresa.
Mas para entendermos melhor a posição desse profissional dentro da estrutura de uma organização de sucesso, precisamos compreender suas funções gerais e suas responsabilidades como colaborador. O auxiliar de logística atua, principalmente, na organização da entrada e saída de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Ou seja, desde o recebimento destes recursos pelo distribuidor, o armazenamento seguro e eficiente, a gestão do estoque e o monitoramento das necessidades presentes e futuras destes insumos, até a saída destes produtos ou serviços para o cliente, sua entrega pontual e o registro por meio de relatórios e notas fiscais destes materiais utilizados. Portanto, podemos dizer que toda a relação entre a empresa, os clientes, e os serviços e produtos fornecidos, e toda a presença ou falta de recursos neste meio termo, acaba sendo parte da função de sistematização e coordenação do auxiliar de logística.
A formação de um profissional de logística, geralmente, gira em torno dos cursos superiores de Administração ou Logística, que formalizam e especializam os futuros colaboradores para suas principais funções de organização dentro da empresa, seja por meio de diplomas de tecnólogos ou bacharéis. Porém, existem outros tipos de estudos profissionalizantes que podem capacitar candidatos para atuar nas funções de auxiliar de logística, como cursos livres e técnicos em logística. Nessa formação, o futuro profissional aprende não apenas as documentações que são necessárias para manter uma organização eficiente dos recursos de uma empresa, como também os canais de comunicação oficiais dentro de uma organização, e as técnicas e métodos de armazenamento e movimentação de produtos e materiais de forma competente e eficaz.
Existem, também, competências e habilidades que fortalecem a atuação de qualquer profissional dentro da área de logística, e algumas destas podem ser treinadas tanto fora quanto dentro dos cursos profissionalizantes. O importante, neste quesito, é ter uma noção do perfil de profissional que cada empresa requer para um auxiliar de logística, além também de compreender e assimilar a cultura profissional da empresa e seus valores dentro do exercício de seu ofício. As duas palavras centrais para qualquer perfil de auxiliar de logística devem sempre ser organização e planejamento, que são conceitos vitais para sua produção, portanto, qualquer bom profissional nesta área deve compor em seu repertório de competências fortes noções de planejamento futuro e estratégico, de acordo com as necessidades de sua empresa, além de uma visão analítica que possa visualizar os recursos presentes e futuros da maneira mais eficiente possível. Por fim, além desta visão mais focada, um auxiliar de logística deve sempre apresentar uma boa comunicação interpessoal e uma inteligência emocional resoluta, pois se trata de uma área de grande pressão e de resolução de problemas, onde a comunicação entre a área de gestão e a área de logística é crucial para o bom funcionamento dos serviços.
O auxiliar de logística é um profissional muito relevante na estrutura de qualquer empresa, portanto, suas funções e qualificações são vitais para que essa importante posição seja desempenhada com a melhor qualidade possível.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.