Habilidades e Competências para colocar no currículo em 2022

As maiores tendências em inovações e necessidades do mercado de trabalho

As competências e habilidades requeridas por diversas organizações, quando o assunto é contratação, estão em constante mudança e o ano de 2022 não é diferente. Depois de uma drástica adaptação do mercado à pandemia do COVID-19, muitas empesas estão apenas agora voltando ao normal, mas sem dúvida carregando as inovações e aprendizados deste período. Com a tecnologia avançando cada vez mais diariamente, os colaboradores precisam também estar afiados e preparados para qualquer mudança e dinamismo em seu ambiente de trabalho.


O que são habilidades e competências e como posso treiná-las?

Quando construímos nosso currículo, muito além do que informar nossa experiência profissional, estamos trazendo uma parte do que somos e como resolvemos problemas para a equipe de gestão de pessoas. O RH de qualquer organização valoriza demais entender como um colaborador pode se encaixar na cultura da empresa e quais seus pontos fortes e fracos quando se candidata para uma vaga. Mas habilidades e competências, apesar de andarem muitas vezes juntas, podem ser vistas de maneira diferente pela equipe de RH.
As habilidades seriam mais traços de personalidade, aptidões e qualidades de um colaborador para certa atividade, algo que ele traz de sua própria história de vida, as vezes até algo inato de sua própria pessoa. Aqui entra inclinações nossas que possamos ter desde criança, tendências em certas ações ou maneiras de pensar e perspectivas que ativamos e incentivamos em diversas situações, mesmo fora do ambiente de trabalho. Apesar de que podemos até compreender, desconstruir e até mesmo treinar novas habilidades, aqui estamos falando de um lado mais pessoal e próximo do jeito que resolvemos problemas, independente de nossa experiência profissional.
Já competências englobam mais capacidades e conhecimentos nossos que treinamos e que desenvolvemos para um objetivo único e claro. Aqui podem entrar experiências profissionais e até cursos de desenvolvimento profissional pessoal que nos deram as perícias e capacitações necessárias para resolver algum problema ou exercer alguma atividade específica. Nossas competências devem estar sempre em desenvolvimento, já que um acúmulo de conhecimento em diferentes áreas pode abrir diversas portas e enriquecer bastante um currículo. Cursos, palestras, livros, seminários, diversos métodos e caminhos existem para treinar nossas competências, o importante é nos deixar aberto para novas experiências.

Quais as habilidades e competências mais procuradas em 2022?

Vamos seguir então para nossa lista de habilidades e competências que podem fortalecer e engrandecer seu currículo em 2022. Lembrando que muitas destas podem tanto ser habilidades pessoais quanto competências profissionais treinadas e desenvolvidas, vai de cada colaborador descrever melhor sua experiência e ir atrás de uma evolução em suas capacitações.

  • Comunicação: talvez o mais procurado e desenvolvido entre equipes de colaboradores e de gestão em inúmeras organizações do mercado, saber se comunicar vai muito além de apenas conversar ou transmitir uma informação. O que empresas, e o que o mercado de trabalho necessita no momento, são maneiras de conectar ideias e levar elas adiante em diversos níveis de intensidade, não apenas dentro da equipe, mas também com outros setores da organização e com seus clientes. E essa conexão de ideias vem a partir da troca, de um equilíbrio entre ouvir e falar, que muitas vezes é esquecido ou ignorado, mas que é vital para construir bons canais de comunicação.
  • Aprendizado: como dissemos anteriormente, uma das melhores competências que você pode desenvolver é exatamente a capacidade de sempre aprender e estar aberto a novidades. Com um dinamismo cada vez mais intenso dentro do mercado, ser capaz de pegar para si novas ideias e inovações para sua atuação profissional é muito valorizado no ambiente de trabalho, pois demonstra uma evolução de caráter e experiência que pode fortalecer seu valor para a empresa e sua presença em sua equipe. Esteja sempre de olhos e ouvidos bem abertos para novas oportunidades de aprender e de adquirir.
  • Trabalho em equipe: ninguém alcança o sucesso sozinho, portanto, se você vai participar de uma equipe, deve entender e visualizar como seu trabalho e seus resultados podem ser amplificados pela somatória de todas as habilidades e competências presentes em seus colegas e colaboradores. É questão de construir mais eficiência e bons resultados saber trabalhar em equipe e se destacar dentro de sua organização, trazendo não apenas você mesmo como também seu trabalho com seus colegas ao holofote.
  • Autonomia: apesar de parecer contraditório com o trabalho em equipe, a autonomia em uma organização não diz respeito sobre trabalhar sozinho ou se virar sem a ajuda de ninguém. Aqui, procuramos muito mais as habilidades e competências de autogestão, de compreender sua função e ter iniciativa e proatividade de exercê-la partindo do melhor que você pode oferecer. Desenvolver um colaborador autônomo e independente é incentivar um grande entendimento do que precisa ser feito e de como os resultados de suas funções podem ser alcançados, sem ter que esperar pela supervisão da equipe de gestão, ou sem depender de outros para fazer o seu próprio trabalho. Autonomia se traduz, muitas vezes, em um ambiente de trabalho organizado e eficiente, e um colaborador consciente de suas funções e do que demandam de sua participação.
  • Inteligência emocional: algo que se torna cada vez mais presente nos ambientes profissionais atualmente é o cuidado com o equilíbrio psicológico e com a saúde mental para se exercer seu trabalho de maneira saudável. A inteligência emocional vai de encontro com isso, zelando pelo autoconhecimento de seus limites e de seus potenciais, procurando sempre construir em conjunto um ambiente de harmonia com seus colegas e com as necessidades diárias provindas dos desafios e dos contratempos que muitas vezes encontramos no trabalho. Uma mente tranquila e clara pode superar qualquer adversidade, e isso é algo que só se alcança ao entender e desenvolver muito sua inteligência emocional, pessoal e coletiva.

O mercado muda diariamente, e com ele as necessidades e desafios enfrentados pelas empresas. É preciso estar sempre aberto para novos horizontes, só assim podemos enriquecer nossa experiência profissional e estar prontos para o futuro!

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