Networking

Saiba quais os canais de comunicação mais importantes no mundo profissional


Para alcançar o sucesso profissional, todo mundo já sabe como se esforçar em estudos e especializações na sua área e manter sempre um ética e cultura de trabalho eficiente são pontos básicos e conhecidos para essa trilha em direção a independência financeira e a realização e satisfação no seu ambiente de trabalho. Mas, uma das coisas que as pessoas ainda não valorizam o suficiente é o impacto que faz ter e nutrir os relacionamentos profissionais certos nos contextos do mercado de trabalho. Além de aumentar a sua abrangência de potenciais oportunidades, você também pode usufruir de muito conhecimento da área que poderia passar batido por meios mais padronizados e habituais. Portanto, para nos aprofundar em como construir esses relacionamentos, vamos primeiro entender o que é exatamente o networking como conceito.

Explicando o Networking e suas vantagens

Networking se trata de um termo em inglês que mistura as palavras net (que significa “rede”) e working (que se significa “trabalho” ou “trabalhando”) para construir um conceito de uma rede de contatos profissionais. Logo, quando dissemos que você precisar “fazer um networking”, estamos falando sobre trabalhar em construir essa rede de relacionamentos profissionais, entrar em contato com pessoas de interesse dentro da sua área de atuação ou dentro da sua empresa, e de maneira geral desenvolver e aperfeiçoar o seu próprio ofício e seu conhecimento sobre suas funções e áreas de atuação, ao mesmo tempo em que você também pode expandir seus horizontes ao entrar em contato com profissionais, empresários e empreendedores que podem fornecer conselhos e auxílio para esse desenvolvimento pessoal. O networking também fala muito sobre o “ver e ser visto”, portanto é sobre criar uma imagem e um perfil profissional seu que possa servir de referência para outras pessoas ao te indicarem para uma vaga ou oportunidade de emprego.
Além das vantagens que já dissemos aqui, sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, o networking também permite essa criação e troca de relacionamentos baseados em confiança na competência profissional e em autonomia na hora de procurar oportunidades. Isso quer dizer que, conforme você entra em contato com mais pessoas e organizações, sejam dentro ou fora da sua área, você deixa a sua impressão profissional nessas pessoas, e, fazendo um bom networking, é fácil demonstrar vontade de aprender, crescer e triunfar na sua área de atuação. Um bom networking que transmite o seu esforço e sua ética e competência profissional, pode trazer um resultado positivo enorme para seu futuro profissional e para as potenciais oportunidades e portas que podem se abrir no mercado de trabalho. Precisamos agora entender como se construir esse networking, e separamos algumas dicas para isso.

6 dicas pra construir e manter um bom networking

  • Saiba estabelecer metas e direções: desde o começo, você deve ter em mente os objetivos e metas que quer alcançar com sua rede profissional, isso vai auxiliá-lo na hora de montar seu networking e saber com quais pessoas pode começar. Lembre-se das vantagens que uma bom networking pode trazer a sua trajetória profissional.
  • Engaje em redes sociais: aprenda como montar e organizar um perfil profissional em redes sociais, sejam essas mais voltadas para contatos entre profissionais e empresas, ou sejam mesmo redes de relacionamento como Instagram e Facebook. Aproveite a oportunidade para seguir as empresas que mais te interessam na sua área e aprender sobre o cotidiano delas e seus colaboradores.
  • Procure contatos na sua própria história: talvez você tenha um amigo de infância que se tornou um grande expoente na sua área, ou talvez algum parente trabalhe com alguma empresa que presta serviços ao seu setor profissional. De qualquer maneira, explore a rede de amigos e conhecidos que você já tem para desenvolver novos contatos profissionais, pode ser que você já tenha feito networking e nem sabia.
  • Marque presença em eventos profissionais: sejam da sua área ou de áreas aproximadas ou diferentes da sua profissão; eventos, convenções, e feiras profissionais são ótimos lugares para conhecer novos contatos e aprender novos conhecimentos. Nesses tipos de evento também é muito comum se apresentar com cartões de visita ou trocando perfis profissionais online, então aproveite e distribua seu contato entre pessoas que lhe interessam.
  • Fale com quem ensina e quem estuda: os professores de cursos profissionalizantes ou de especializações geralmente possuem anos de experiência na área e podem ajudar muito na hora de se conectar com outras pessoas ou transmitir dicas de networking. E os alunos destes cursos também estão sempre estudando e se expandindo para se tornarem futuros profissionais, interaja com eles e crie um bom relacionamento porque no futuro podem se tornar os novos gestores.
  • Seja o exemplo de um “bom contato”: as redes profissionais funcionam dos dois lados, do mesmo jeito que você cria contatos para expandir seu impacto profissional e adquirir novos conhecimentos sobre sua área, seus contatos também podem esperar isso de você, então lidere pelo exemplo. Seja acolhedor e proativo com seus contatos e ofereça suporte, dicas e referências quando puder, assim você incentiva a troca de experiências e favores.

Networking tem se tornado cada vez mais importante no mundo profissional, então não se esqueça de montar sua rede e se posicionar dentro desse mundo de contatos.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.