Analista de Planejamento: entenda a profissão

As principais competências e atribuições desse profissional


Grandes empresas precisam aprender a lidar com a divisão e boa diligência de diversas funções para diversos setores diferentes, seja setores como Vendas, Produção, Atendimento ao Cliente, Logística, Gestão de Pessoas, e diversos outros que, em geral, dividem e possuem seus limites de gastos e orçamentos a partir dos recursos financeiros da organização. Muitos profissionais atuam nessa área, como a equipe da Controladoria que segue com análises e relatórios sobre a saúde financeira da empresa. Porém, dentre esses diversos setores e diversos planos que podem surgir, pode ser difícil encontrar alguém que consiga cumprir a demanda de fiscalizar e estabelecer um planejamento orçamentário que converse com todos os planos de cada setor. Esse profissional é o Analista de Planejamento, e vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão, partindo primeiro de sua formação profissional.

Como é a capacitação um analista de planejamento?

Diversos setores da economia precisam se preocupar com seus recursos financeiros, e é possível encontrar analistas de planejamento trabalhando em indústrias, comércios, no setor de serviços ou até em infraestrutura. Onde há a necessidade para de desempenhar o papel de planejamento estratégico de recursos financeiros, pode ser possível encontrar um profissional analista de planejamento. Dito isso, portanto, é habitual encontrar esses profissionais vindo de diversas áreas de formação que possam auxiliar e expandir o seu pensamento estratégico de recursos, sendo que os cursos de graduação mais comuns entre esses profissionais são os de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Contabilidade, Engenharia de Produção e até Marketing. É possível também encontrar cursos profissionalizantes e de especialização para cada área e setor de atuação, de forma que o analista de planejamento possa enriquecer seu currículo e se adaptar de uma maneira melhor às necessidades e desafios que seu setor requer.

Habilidades e Competências necessárias para um analista de planejamento

Desenvolver o raciocínio lógico e estratégico é super valioso para um futuro analista de planejamento, já que suas atribuições são quase todas envolvendo a análise de relatórios e a correlação do estado atual das finanças da empresa, provido também pela equipe da Controladoria, com todos os planejamentos, expectativas e planos de expansão que possam vir da gestão e das equipes de colaboradores. Há muita intermediação entre diversos setores da empresa, portanto boas habilidades em comunicação interpessoal e resolução de problemas pode facilitar o trabalho do profissional em seu cotidiano. Por fim, o perfil analítico e elaborador do analista de planejamento deve ser compensado com um grande grau de criatividade e inovação, já que diversas soluções podem ser de difícil acesso e podem requerer um pensamento “fora da caixinha”, que pode trazer soluções inusitadas mas compensadoras para as questões de recursos financeiros da empresa.

O que faz um Analista de Planejamento?

As principais atribuições de um analista de planejamento andam lado a lado com diversas funções e objetivos do setor de Controladoria da empresa, ou seja, ambas trabalham com o enfoque na saúde dos recursos financeiros de sua organização e nos potenciais presentes em crescimento e investimento desses recursos. As diferenças podem ser encontradas nas dimensões das empresas, já que em empresas muito grandes com diversos departamentos e setores independentes, a assistência de um analista de planejamento se torna mais vital e necessária, já que suas contribuições e funções giram em torno da produção de relatórios compreensíveis dos gastos e do controle de despesas de departamentos, a produção e auxílio no desenvolvimento dos relatórios de orçamento, e a interação que se há entre a análise de tendências de mercado, de indicadores financeiros e de movimentos econômicos e de consumo com as propostas de potenciais investimentos e da própria viabilidade da empresa trazida pela expectativa dos gestores e acionistas. Toda essa conversa sobre o que se fazer quanto a saúde financeira da empresa e como melhorá-la passa pela mente estratégica de um analista de planejamento.

Qualquer bom empreendedor e empresário sabe que, no cenário econômico atual, o planejamento a longo prazo sobre seus recursos financeiros é importantíssimo para se manter evidente no mercado. Logo, a atuação de um analista de planejamento se torna cada vez mais essencial, então fique ligado nas oportunidades no mercado de trabalho.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.