As principais competências e atribuições desse profissional


Um bom planejamento e administração dos recursos financeiros e orçamentários de uma empresa pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso no seu mercado, portanto todas as funções que se relacionam com o planejamento estratégico desses recursos se tornam vitais para o futuro de qualquer boa ideia de negócio. No centro desse planejamento se encontra o analista de controladoria, que procura manter o equilíbrio entre os prospectos de investimentos e as necessidades de custo da empresa, se direcionando sempre a partir dos recursos financeiros e orçamentários. Para entender exatamente onde e como atua esse profissional, vamos primeiro passar pela sua trajetória de formação.

Grande parte desses profissionais adentram a área vindos de cursos de graduação como Ciências Contábeis, Administração de Empresas e até Economia, pois esses cursos promovem, de maneira mais direta e completa, as especializações técnicas que um profissional analista de controladoria precisa obter para melhor exercer seu cargo. Nestes cursos, o futuro profissional vai desenvolver o conhecimento sobre como gerir e balancear os recursos financeiros de uma empresa, além de incentivar uma direção de pensamento que seja analítica e estratégica, ou seja, que possa auxiliar o profissional a enxergar possíveis erros, desvios e discrepâncias em seus recursos, ao mesmo tempo que encontra espaço e oportunidade para investimentos e expansões. Diversos outros cursos profissionalizantes e de pós-graduação podem incrementar a formação profissional, principalmente cursos que atualizem as propostas técnicas e estratégicas da área de recursos financeiros.

Ao considerarmos competências e habilidades que são necessárias ou úteis no exercício da função, um analista de controladoria precisa, como citamos anteriormente, desenvolver uma visão analítica e estratégica sobre seu trabalho, já que suas atribuições acabam lidando com muitos dados, relatórios e detalhes, onde qualquer pequena mudança pode significar um acerto ou uma falha em uma empreitada financeira. Um conhecimento matemático e estatístico vai guiar a maior parte da produção de um analista de controladoria, e por fim, a fluência no inglês também pode fazer grande diferença, dependendo da área em que se atua.

As atribuições de um analista de controladoria se encontram ao redor do orçamento de uma empresa, ou seja, dos seus recursos financeiros utilizados no dia a dia e no equilíbrio da balança desses recursos. Suas funções são, portanto, como dissemos antes, de natureza principalmente analítica e estratégica, com a produção de relatórios de gastos, elaboração do planejamento orçamentário, acompanhamento mudanças de preços no mercado, e outras realizações ao redor do estudo da saúde financeira da organização. A área de controladoria também pode trabalhar em conjunto com a área de contabilidade, se auxiliando na análise de dados e no planejamento financeiro, apesar de que o controle sobre esses recursos acaba, afinal caindo sobre a gestão e a área de controladoria. Por fim, diversos segmentos do mercado podem empregar analistas de controladoria, já que manter em cheque e equilíbrio os recursos financeiros e orçamentários é uma necessidade de todas as empresas, portanto um futuro profissional pode encontrar oportunidades em setores comerciais, industriais, de infraestrutura e de serviços, desde Construção Civil até centros de investimento.

O controle, balanceamento, análise e planejamento sobre os recursos financeiros e orçamentários de qualquer empresa é essencial para definir qualquer tipo de atuação estratégica futura, seja entre os colaboradores e suas funções ou entre os gestores e a expansão da organização. E é nesse espaço que o analista de controladoria atua, e por isso sua função é tão importante. Fique sempre por dentro das oportunidades de crescimento, formação e atuação nessa área.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.