Analista de TI

As principais competências e atribuições desse profissional

Com o rápido e constante avanço da tecnologia nos dias de hoje, cada vez mais setores comerciais e industriais estão necessitando de sistemas e ferramentas digitais para cumprir suas funções da maneira mais eficiente e produtiva o possível. Para manter um ambiente de trabalho integrado com esses sistemas, surge também a necessidade de um profissional que possa ser a ponte entre a tecnologia e o usuário, e esse profissional se encontra no analista de TI. Porém, antes de entendermos melhor o que faz um analista de TI, precisamos passar pelos processos e requerimentos necessários para sua capacitação.
A maior parte dos analistas de TI se encontram nessa profissão após se formarem em cursos de graduação voltados a tecnologia da informação, e que possa também construir os conhecimentos necessários para prover o suporte necessário para os usuários desses sistemas integrados de informação. Os cursos mais presentes entre esses profissionais são de Informática, Ciência da Informação, Processamento de Dados e Engenharias da Computação ou de Softwares. Contudo, também é possível encontrar capacitações fora da universidade, como em cursos de tecnólogo ou profissionalizantes que sejam aprovados pelo MEC e que tragam temáticas relacionadas ao setor de tecnologia da informação e seus sistemas. Por fim, como a digitalização do trabalho e de processos se encontra em todo lugar, também é possível se desenvolver na área de pesquisas, onde cursos de pós-graduação relacionados ao estudo e desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação podem ser atrativos para o enriquecimento acadêmico e profissional desses analistas.
Após sua formação profissional, o analista de TI pode vir a encontrar diversas oportunidades em uma gama de diferentes setores, seja na indústria com sistemas relacionados a produção, seja no comércio com sistemas de atendimento ao cliente e vendas, ou seja no setor de infraestrutura e serviços, que pode ir desde a área da Saúde até Engenharia e Construção Civil. A questão central é aquela que citamos no início do texto: considerando o rápido avanço tecnológico, a tendência para este ano e os próximos é de que cada vez mais se encontre mais sistemas integrados aos ambientes de trabalho, e, portanto, que aumente também a procura por profissionais que possam manter e trabalhar com estes sistemas.
Mas o que seria esse trabalho, ou melhor, quais as principais atribuições de um analista de TI? As funções centrais de um analista de TI envolvem manter, em melhor estado possível, os sistemas digitais que estão integrados a sua organização, além de também criar a ponte de relacionamento entre esses sistemas e sua linguagem tecnológica, com os usuários, sejam eles outros colaboradores, como são na maior parte do tempo, ou até clientes ou fornecedores de sua empresa. Disponibilizando suporte técnico, manutenção regular e também se encarregando da instalação, revisão e atualização de sistemas digitais, o analista de TI acaba por incorporar uma função muito importante dentro de seu ambiente de trabalho, já que, a partir das demandas que surgem dos usuários e da gestão, ele se encontra em uma posição perfeita para compreender a integração dos sistemas digitais e fornecer, com criatividade, soluções e inovações tecnológicas que possam garantir a segurança dos sistemas, a eficiência do trabalho, e o sucesso da empresa.
Com variadas oportunidades de atuação e com uma demanda crescente, impulsionada pelo avanço tecnológico, o analista de TI possui um grande potencial de ver sua profissão cada vez mais valorizada no mercado.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.