Saiba a importância de se adequar às normas do ambiente de trabalho.


Quando convivemos em espaços sociais com outras pessoas, devemos sempre estar atentos ao nossos comportamentos, de uma maneira em que nenhuma situação desagradável venha a acontecer, ou que nossa imagem com aquelas pessoas que participam do mesmo espaço que nós não seja comprometida. No ambiente de trabalho, essas regras e cobranças sociais são as mesmas, mas se adaptam para situações presentes no cotidiano de nossos ofícios, e nas relações que construímos com nossos clientes, nossos colegas colaboradores, com a gestão da empresa e com todos os outros profissionais que possamos encontrar em nosso dia de trabalho. Mas quais são essas principais regras de conduta e etiqueta, e por que elas são tão importantes e específicas para o ambiente de trabalho?

O porquê de se comportar no trabalho

Parece uma questão óbvia, mas devemos entender que o comportamento que temos em nossas vidas privadas e em nossas casas muitas vezes não deve ser o mesmo que mantemos em um ambiente profissional. Mas quais relações podemos colocar em risco ao se comportar de maneira diferente em nosso cotidiano profissional?
A primeira questão que precisamos entender é que nosso comportamento em um ambiente de trabalho não reflete apenas a nossa pessoa, mas também nossa empresa e nosso cargo. Ou seja, um atendente de loja que acaba de comportando de maneira inapropriada, seja com um colega ou um cliente, pode acabar trazendo uma má imagem não apenas para ele como pessoa e profissional, mas também para a loja no qual trabalha, e para o nome e reputação de outros atendentes. Ao assumirmos uma função em nossa empresa, nos colocamos, cada um em sua posição específica, como representantes de nossas atribuições e de nossa instituição. Portanto, é necessário seguir e fortalecer uma conduta de comportamento que seja condizente com seu trabalho e que seja respeitosa com seus colegas e com seu local de trabalho, de maneira que não ponha em risco nem o seu futuro profissional e nem as oportunidades de seus colegas e da organização em que trabalha. Há muito mais em risco do que apenas nossa reputação individual.

As relações que temos em um ambiente de trabalho

O próximo passo é entender os tipos de relacionamentos profissionais que podemos desenvolver dentro de um ambiente de trabalho, e no geral esses se dividem em três tipos: aqueles com colegas colaboradores, aqueles com a gestão da empresa, e aqueles com os clientes. Há também alguns trabalhos e funções que requerem o contato com outros profissionais, como contratantes ou fornecedores, que podem abrir um outro tipo de relacionamento, mas o ponto principal é entender como esses relacionamentos profissionais não devem deixar de seguir uma etiqueta profissional quando presentes nos ambientes de trabalho.
Aqui, vale lembrar dois conceitos principais: que a etiqueta profissional não deve ferir a hierarquia da empresa, e de que a etiqueta profissional também não deve “atropelar” a função de outros colaboradores. Portanto, quando conversamos ou interagimos com o setor de gestão de nossa organização, precisamos compreender e respeitar o grau de autoridade e liderança que aquele profissional representa dentro da hierarquia da empresa, ao mesmo tempo que devemos sempre exercer e traços de confiança e determinação com colegas que podem se encontrar em funções ou cargos subordinados aos nossos. Por esse motivo também devemos entender e respeitar, sem perder a inovação e proatividade, onde começa e onde terminam nossas funções e as funções de outros colaboradores. Por fim, reforçamos o relacionamento profissional que deve ser criado com o cliente da empresa, sempre fortalecendo a cultura de atendimento e serviço de qualidade, compreendendo o cliente como um ponto central de nosso trabalho.

Dicas gerais sobre como melhorar a comunicação:

  • Mantenha uma imagem profissional: isso diz respeito a como você se porta em seu ambiente de trabalho, desde as roupas que usa até sua postura e tom de voz, tudo deve estar em equilibro com os relacionamentos profissionais que construímos e com a imagem que queremos passar para as pessoas ao nosso redor.
  • Se expresse de forma clara e direta: tanto com outros colaboradores, com clientes ou com a gestão, falar de forma direta, concisa e clara sempre auxilia no entendimento e na transmissão de informação, além de fortalecer a sua imagem como bom comunicador.
  • Boa educação e boas maneiras é a chave: aquele “bom dia”, “por favor” e “obrigado” podem fazer toda a diferença em nosso cotidiano profissional, e também ajudam a propagar uma cultura de educação e gentileza dentro da empresa.
  • Deixe o “bate papo” para depois do trabalho: manter uma alta produtividade e um bom exercício das suas funções é essencial para ser notado em seu ambiente de trabalho, portanto é prioridade construir esses relacionamentos com um intuito profissional antes de tudo. Não há nada de errado em fazer amizades com seus colegas de trabalho, mas deixe a conversa e as amizades para depois do horário de trabalho!

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