Analista de Crédito

As principais competências e atribuições desse profissional


Nos dias de hoje, considerando todos os novos meios de se conseguir crédito e recursos, as empresas que atuam no setor de finanças são algumas das que mais trabalham, constantemente, com a análise de riscos, seja com outras organizações ou até indivíduos autônomos. Ou seja, trabalhar com finanças e recursos financeiros é trabalhar com situações de financiamento e subsídios arriscados. Para lidar com esses riscos e com a análise do histórico financeiro, existe um profissional cuja função se centra exatamente nessas questões: o Analista de Crédito. Mas o que exatamente faz esse profissional e como é a sua formação? Vamos descobrir e entender nesse texto.

Como é a capacitação de um Analista de Crédito?

Um analista de crédito se forma, no geral, em cursos superiores que tratem de questões relacionadas a uma administração eficiente e segura de recursos financeiros, além de compreender flutuações e dinâmicas de mercado e tendências no sistema financeiro, se tornando, portanto, um profissional que consiga inserir sua organização e seus recursos no contexto financeiro de seu cliente, seu setor, seu período histórico e sua região. Uma compreensão abrangente sobre as dinâmicas do trabalho financeiro pode ser adquirida por meio dos cursos superiores de Administração de Empresas, Economia ou Ciências Contábeis, todos cursos com especializações diferentes, mas que podem capacitar um analista de crédito para suas principais funções. É possível, também, adentrar o mercado de trabalho a partir de cursos profissionalizantes aprovados pelo MEC, como cursos técnicos em análise de crédito, que geralmente são mais focado no cotidiano da profissão e nos processos necessários para cumprir com suas obrigações.

Habilidades e competências necessárias para ser um Analista de Crédito

Além de sua compreensão técnica e acadêmica sobre as dinâmicas do setor financeiro, um analista de crédito precisa compreender que suas funções dentro da empresa serão muito relacionadas com tratados, negociações e compromissos fixados entre clientes e sua empresa, portanto ter conhecimento de técnicas de comunicação e negociação são essenciais para se adaptar ao seu cotidiano. Também é preciso possuir uma mente analítica e focada em dados, para que se possa tomar as decisões financeiras mais pertinentes e apenas após muita análise de riscos e potenciais oportunidades. Apesar dessa análise completa sobre os riscos presentes em qualquer transação, o mercado financeiro é, como já dissemos, um ambiente de grandes riscos e oportunidades, portanto um analista de crédito precisa ser resoluto e seguro em suas decisões, consciente de que seu esforço no estudo do caso e do mercado serão precisas e trarão bons resultados para sua empresa.

O que faz um Analista de Crédito?

Um analista de crédito exerce suas funções em empresas, organizações e serviços de análise financeira e de recursos financeiros como empréstimos, financiamentos e outros serviços. A função principal do analista de crédito é estabelecer um grau de confiança e conhecimento sobre o potencial cliente e sobre a possibilidade de aprovação e negociação de empréstimos e conceção de crédito, sejam os clientes pessoas físicas ou jurídicas. No exercício de suas atribuições, o analista de credito, diariamente, avalia a capacidade de crédito dos clientes ao examinar suas transações financeiras passadas, sua relação de crédito com bancos ou outros serviços, projeções de lucro e crescimento na área de atuação do cliente, entre outras muitas informações que, quando compiladas, auxiliam na tomada de decisão quanto a trabalhar com o cliente com ativos e recursos financeiros. Todos os processos relacionados a essa negociação também são passados e analisados pelo analista de crédito, que trabalha em conjunto com os setores de tesouraria e contabilidade de sua empresa para emitir, registrar dar baixa em segundas vias de transações bancárias, pagamentos, transferências e outros documentos que relacionem a saúde financeira da empresa. Por fim, ao recolher todas essa informações, o analista de crédito também produz relatórios de análise financeira para transmitir de maneira clara e direta potenciais projeções de tendências de mercado que possam guiar as políticas de empréstimo da empresa nos próximos semestres.

Trabalhar com recursos financeiros é trabalhar com grandes riscos, mas grandes potenciais. Um profissional como o analista de crédito precisa ter isso em mente, e sempre estar disposto a crescer em sua área, desenvolver seus estudos e ser assertivo em suas decisões que podem levar ao grande sucesso que toda empresa procura alcançar.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.