Uma das profissões mais procuradas dentro do mercado de trabalho industrial, recentemente, têm sido as vagas para soldador, com todas suas tecnologias e diferentes especificidades. O setor é grande e requer uma profissionalização de qualidade para se manter relevante e presente dentro das oportunidades. Aqui veremos quais as principais competências e estudos necessários para se profissionalizar um soldador e se tornar um colaborador de qualidade ímpar.


O que faz e onde trabalha um soldador?

A soldagem se caracteriza, principalmente, por ser um trabalho manual que requer grande concentração e atenção aos detalhes. A solda, em resumo, é a união de dois materiais por meios de uma transformação, física ou química, destes materiais, criando assim a solda, o local onde os materiais fixam essa junção. Já as especificidades dessa transformação, em si, são várias, já que o ofício permite o emprego de diversos tipos de técnicas e tecnologias diferentes para necessidades e pré-requisitos diferentes. É função do soldador, portanto, entender as particularidades do material com que está trabalhando, as técnicas e equipamentos que tem a seu dispor, e a serventia e finalidade da solda que vai aplicar.
Sendo um trabalho manual, que lida com a transformação de materiais, muito da demanda para soldadores vem do meio industrial e produtivo, onde as técnicas de solda são empregadas na criação de diversos produtos, desde um celular até um navio cargueiro, a solda se faz presente em variados processos. Setores como o de construção civil, o militar, o mecânico, o naval, o petrolífero, o de energia, até o setor joalheiro e espacial necessita do soldador e suas qualificações para manter sua produção em dia. Em questão de regionalidade, as maiores ofertas de vagas para a função se encontrariam, portanto, em regiões onde a produção industrial se faz bastante presente, como o Sudeste, apesar de que muitas novas oportunidades estão surgindo diariamente para suprir uma demanda crescente.

O que preciso saber para me qualificar como soldador?

A função de soldador não requer uma qualificação em nível superior, porém, isso não quer dizer que se trata de um ofício simples ou sem estudo. O campo de trabalho e de competências de um soldador se expande diariamente a partir do momento em que novas técnicas, tecnologias e necessidades surgem no mercado. Diversos cursos profissionalizantes existem para formar soldadores capacitados, e muito destes cursos se focam no ensino e na maestria das diversas técnicas de soldagem presentes atualmente. Os processos mais comuns são os de MIG-MAG, de arame tubular, de TIG, de eletrodo revestido, de arco submerso, e de oxicombustível.
Existem cursos específicos para cada tipo de técnica, porém, recomendamos uma formação aprofundada que passe, pelo menos um pouco, por cada técnica presente no mercado, para assim descobrir qual método ou processo se encaixa mais com suas competências e demandas, além de tornar-se um profissional mais qualificado e dinâmico para as necessidades do mercado de trabalho. Também é de grande importância lembrar e salientar como o ofício de soldador requer habilidades específicas que podem ser incentivadas, treinadas e valorizadas em nosso dia a dia, como atenção aos detalhes, concentração extrema, resiliência, inovação e proatividade. Por fim, as noções manuais e de operação dos equipamentos e técnicas são essenciais para uma condução qualificada do trabalho, mas tão importante quanto também é o estudo teórico sobre a área, estar sempre antenado a novidades e inovações no ofício, e saber estudar os componentes matemáticos, físicos e químicos do trabalho que você exerce.

A soldagem é uma área de trabalho complexa e diversa, que oferece diversas oportunidades para crescimento e atuação. Apenas não se esqueça de sempre procurar estudo e qualificações melhores para se tornar um soldador indispensável.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.