As principais competências e atribuições desse profissional


Na construção do relacionamento empresa-cliente, todas as fases de atendimento e serviço são importantes para que a melhor experiência possível possa ser alcançada. Porém, podemos dizer que nada disso importa caso o serviço ou produto contratado pelo cliente não seja entregue da melhor maneira possível, seja devido a algum dano ao produto, sem as especificações do pedido pelo cliente ou até a entrega do produto errado. Para impedir que esses problemas ocorram, existe o profissional de Auxiliar de Expedição, cuja área de atuação está inteiramente ligada a mercadoria e seu controle até ser entregue ao cliente, e, graças a isso, também diretamente conectado com o relacionamento que este cliente pode construir com a sua organização.
Para entendermos todas as funções de um auxiliar de expedição, precisamos entender também a formação necessária para esse profissional. Na maior parte das vagas, as empresas dos setores que contratam esse profissional, geralmente, colocam como pré-requisito o ensino médio completo. Contudo, há diversos cursos profissionalizantes que podem fazer um diferencial enorme na contratação de candidatos para a vaga, além de abrir portas e oportunidades de crescimento na área. Os conhecimentos de informática podem ser um requisito necessário na contratação, já que boa parte das interações entre os produtos e os pedidos dos clientes são feitas por meio de ferramentas digitais. Além disso, existem cursos técnicos e até cursos superiores que podem trazer conhecimentos vitais para uma boa construção de carreira em vagas de auxiliar de expedição, sendo os mais procurados os cursos de Gestão em Logística e Processos Gerenciais. O aprendizado e treinamento especializado tratado nesses cursos trazem o cotidiano das funções de um auxiliar de expedição e podem até garantir futuros aprimoramentos e capacitações.
As vagas para auxiliar de expedição se encontram em qualquer setor de mercado que possua uma área de logística e processamento de mercadorias e produtos a serem entregues, sejam em distribuidoras ou até diretamente aos clientes. Além de centros de distribuição para fábricas e para o setor industrial, os setores mais comerciais como o atacado e o varejo também pode se utilizar de um profissional auxiliar de expedição. Por fim, o mercado empreendedor de vendas e trocas por e-commerce tem crescido exponencialmente nos últimos anos e diversos negócios agora estão necessitando de funções e trabalhos relacionados a expedição e registro de produtos.
Portanto, as atribuições de um profissional auxiliar de expedição se encontram em todo o processo presente na expedição de produtos, desde o recebimento e processamento do pedido pelo cliente, a retirada da mercadoria do estoque e sua catalogação, a montagem da embalagem e a checagem de segurança para os entregadores e o produto, e a liberação e supervisão do produto até ser entregue ao cliente destinatário, o que faz com que o auxiliar de expedição tenha sempre noção das necessidades e desafios encontrados no processo de entrega dos produtos comercializados pela sua empresa, além de acabar tendo noções do armazenamento e estoque atual das mercadorias. Esses profissionais também acabam atuando no registro de todo seu processo de trabalho, podendo completar relatórios de movimentação de produtos e notas fiscais das vendas e compras de mercadorias.
Como dissemos no início do texto, as relações entre empresa e cliente são sempre construídas a partir da entrega de um serviço satisfatório, e dentro das funções de processamento, expedição e envio de produtos e mercadorias, tenha em mente sempre: o profissional mais central para essa atuação é o auxiliar de expedição.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.